27/07/2012

A Geração Cola Cola morreu! - Uma pequena interpretação

Janeiro de 1985 foi o mês do rock no Brasil. O mês do Rock in Rio. Pela televisão, a Legião Urbana via os amigos paralâmicos apresentarem “Química” para um público estimado em 200 mil pessoas, mais todos os milhões que assistiam aquilo em casa como eles. Naquele mesmo mês, a gravadora EMI Odeon lançava o álbum Legião Urbana, o primeiro da turma de Brasília e aquilo era só o começo.
Atropelado pela ressaca Rock in Rio, o primeiro disco da Legião demorou a chegar aos ouvidos do grande público e a emplacar. Isso começou a virar em junho de 1985, quando “Será”, a primeira faixa do álbum, chegou às rádios. Quem colocasse aquela bolachinha para tocar na vitrola, ouviria logo uma chamada na caixa da bateria e um riff direto de guitarra abrindo o disco. As linhas de cada instrumento eram simples e claras. A voz de Renato também já dizia a que vinha nos primeiros versos: “Tire suas mãos de mim/ eu não pertenço a você”. Era uma relação amorosa tensa, com um olhar de angústia e mais intimista do que o que existia até ali no rock brasileiro. Um sentimento extremamente pessoal, mas num discurso que o tornava coletivo e universal: “Nos perderemos entre monstros da nossa própria criação/ Serão noites inteiras/ Talvez por medo da escuridão/ Ficaremos acordados/ Imaginando alguma solução/ Pra que esse nosso egoísmo/ Não destrua o nosso coração”. Depois, o refrão com ares quase filosóficos: “Será só imaginação?/ será que nada vai acontecer?/ será que é tudo isso em vão?/ será que vamos conseguir vencer?”. Era uma letra angustiada e, ao mesmo tempo, esperançosa. Ficava fácil perceber que outros tempos se abriam no rock nacional.
O disco seguia com letras fortes e postura punk. Não era o rock sorridente feito no Rio de Janeiro e que estava na moda. Era o outro lado de uma mesma moeda, sendo que esse era mais poético e vigoroso. Havia uma série de novas referências culturais que provocavam identificação imediata com aquela geração que crescera jogando “Space Invaders”. “Geração Coca-Cola” era outra, que de tão direta virou hino. Impacto imediato, com letra sem metáforas, recado direto e andamento acelerado. Ou seja, nada a ver com o que faziam os “grandes nomes” da música brasileira naquele momento. “É tudo velho… A gente quer fazer coisa nova”, dizia Renato Russo. E era isso que eles faziam.
Faixas como “Ainda é cedo” e “Por enquanto” virariam standards da música brasileira, cruzando gêneros e vozes de forma a não deixar dúvidas sobre a força do repertório do primeiro álbum da Legião Urbana. Depois de 25 anos, já foram mais de 500 mil cópias vendidas, cerca de 100 mil só naquele primeiro ano. O terreno estava aberto para a história.

Fonte Site Oficial Legião Urbana
---

Humilde Analise por Bob da musica, Legião Urbana - Geração Coca Cola.

"Quando nascemos fomos programados"
Fomos programados a ser "certinhos",  "meu filho, obedeça a lei" já dizia um pai cançado de trabalhar. Sua mãe gritando "estude moleque, você tem um futuro pela frente, e estudando indo pra faculdade você vai conseguir chegar onde quiser e ter uma bela família", puts mães sempre falam demais. "Amém!" Era sua resposta. Mas você é um rebelde e não quer ser "programados" e nem alienado.

"A receber o que vocês"
Receber e instalar dentro de você toda essa educação seguida pela sociedade, todo esse padrão, vendido barato para seus pais através de seus avós.

"Nos empurraram com os enlatados"
O ano era 1985, imagine a  historia da época,  pós saída de ditadura, Guerra Fria na porta de trás de sua casa e "'um novo imperialismo' nascendo...na frase abaixo.

"Dos U.S.A., de nove as seis."
Os United States Of America - Estados Unidos da América, já pararam pra pensar nesse nome? Não!? wtf...um dos nomes mais contraditórios de todos os tempos. Nós somos americanos, Brasil, Bolívia, Uruguai, Canada e todos os outros países do Continente Americano, isso mesmo, nós somos americanos, mas com nacionalidade brasileira, claro, Brasil. Obvio? Não. Os EUA um dos países mais planejados para dar certo, independente de todas as intrigas da história, conspirações e haters dos EUA. Enfim já pareço minha mãe falando demais, isso é só uma analise, deixamos para falar dos EUA em um Podcast que está logo por vir!

"Desde pequenos nós comemos lixo"
Os "enlatados" meu caro, e o hoje desde a fecundação comemos lixo, enlatados, industrializados e terceirizados e todos os outros rizados' do club! Corram e fexem as portas! Coloquem panos nas frexas e beiradas! Impossível, esforço muscular nulo pois dos enlatados você vai comer novamente. Esse é o novo mostro, tecnologia? Puts! Perfeita ótima, sem ela não estaria aqui digitando nesse frio, ou vendo Game of Thrones, The Mentalist ou Fringe até. Oh Meu Deus! Ou não escutando Geração Coca Cola agora, mas infelizmente poucas coisas não tem limites na vida o universo é uma delas, mas na terra menos que poucas delas, afinal somos uma agulha num mero oceano de matéria escura, galáxias, super novas, buracos negros e ET's!

"Comercial e industrial"
Toda baboseira e a forma mais explicita de alienação que já se criou, o marketing, a mensagem por traz da mensagem, o sublime. Fazendo de tudo pra ver você por aqui! (sacou!?) E meu amigo querendo ou não, fugindo para as montanhas ou não, um momento você já foi pego, vai ser pego ou está sendo pego, porque o Brasil é 'País rico é país sem pobresa'.

"Mas agora chegou nossa vez"
Ao cantar isso no 1° Disco da Legião Urbana, Renato e os demais integrantes, Bonfá, Dado e Rocha.  Mandavam o simples "comercial" deles, agora é a nossa vez de fazer a revolução, 21 anos de ditadura, seguido de diversas opreções e injustiça, só tinha uma coisa para se dizer "Chegou a nossa vez". O que ele queria passar com isso você me pergunta!? Eu lhe daria um tapa na cara. Porque!? Essa seria a resposta. Dar um tapa na cara de cada cidadão"ACORDEM!", dar um tapa na cara de cada politico, de cada lutador, de cada injustiça.

"Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês"
Depois de chegar a nossa vez, é como antes de acordar nas primeiras horas do Sol te iluminar: seu pequeno cérebro desperta, milésimos depois seu instinto é abrir o olho. Aqui o abrir do olho e virar tudo de cabeça para baixo, e vá para baixo novamente. Siga!
"Somos os filhos da revolução"
Somos os filhos de toda a injustiça interpreta Renato nessa frase, chega de Vietnã, Vietcongs, Coréia, Bombas Atômicas, Ditaduras, toturas com capacidade de destruir o planeta 3374237 vezes.

"Somos burgueses sem religião"
Foda-se a cultura, a religião essa é a verdade nua e crua, a única coisa que pode nos ligar e apaziguar as coisas, é que infelizmente todos somos filhos de burgueses, ignorantes, incapazes, acorrentados, medrosos e quem sabe nós acabamos nós tornando isso também. A diferença está presente, brigar por ela é só uma questão complexa que envolve os vários lado da mesa vermelha manchada de sangue.

"Somos o futuro da nação"
Só digo uma coisa, é agora ou nunca!

"Geração Coca-Cola"
A prova da alienação, do domínio, escancaradamente na sua janela, que logo mais a esquerda está sua televisão de ultima geração da melhor marcar, e na frente dela um ou uns bobocas com um copo do Diabo(só os fortes entenderão) na mão.

"Depois de 20 anos na escola"
Doce e querido período de estudo, Fundamental, Médio, Facultativo. Delicia. Meninas, Garotas, Meninos, Garotos, Professoras, Mestres, Ideias, Revoltas e Alienação Processual.

"Não é difícil aprender"
Ctrl + C e Ctrl + V simples, em tudo na vida é mais fácil copiar do que colar. Mas ai que entra mina duvida e se só criarmos?

"Todas as manhas do seu jogo sujo"
Controle depende de programação sistemática, através de uma rede completa de Leis e Processos no mundo que vivemos, e a partir do abrir dos seus olhos, seja manha ou noite, o jogo sujo vai estar encima de vocês.

"Não é assim que tem que ser"
Não precisa ser assim, quem goste que seja assim? Só é mais fácil viver assim, e não é assim que tem que ser, pois nós "Somos o futuro da nação".

"Vamos fazer nosso dever de casa"
O.K. Obedecemos suas regras, bom talvez, perai perai, melhor, por enquanto...pois nós"Somos o futuro da nação"


Não vou nem comentar depois dessa parte, pois despensa comentários só leia meu caro.
"E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola 
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola"

Bom Final de Semana! Não beba Coca Cola, tome Pepsi.

0 comentários:

Postar um comentário