14/05/2011

Top 10: Bandas que nunca deviam ter acabado

"Tusti, tasti, tusti, tasti [loop eterno]"
- Vixi! Que música é essa?
- É o funk, mano!!
- Hmm.. Da até pra aguentar...
[Algumas semanas depois...]
"Tusti, tasti, tusti, tasti [loop eterno]"
- Esse mesmo funk de novo?
- Não! Esse é novo! É o do "Celularzinho".
- O outro não era a mesma coisa?
- Claro que não! O outro era o do "Telefoninho"!
- TOMAR NO C*!!

  Olá! Sou Eric, o vagabundo alado. Posso dizer, não é dificil descobrir quais são "as banda que já deviam ter acabado", e até os estilos músicas que já deviam ter o mesmo destino. Mas é triste que há ainda banda que NÃO deviam ter acabado. Tá aí uma lista decrescente dos 10 maiores exemplos delas, veja se concorda:


10. Bob Marley and The Wailers (De 1962 até 1981)
"Dinheiro não pode comprar a vida. - Bob Marley (últimas palavras)"
  Quem era?
  Simples... Bob Marley e sua simpática banda de apoio. The Wailers na verdade ainda estão ativos, mas não são muita coisa sem o Bob Marley. 
Bob Marley and The Wailers
   
  Por que não deviam ter acabado?
  Quando você vê alguém tocando um estilo novo, enquanto todos outros tocam o sagrado rock, nunca vai imaginar que essa pessoa vá fazer sucesso. Foi assim com Bob Marley. Começou com o ska, e com uma ajuda de Eric Clapton, recém separado do Cream (5º do Top), explodiu o estilo reagge em I Shot The Sheriff. O estilo que fundia a parte boa dos estilos africanos ao moderno. A sonoridade é parecida com a capoeira, o samba e suas subdivisões, mas numa temática única. Sem tradições, apenas som e poesia.
  Mas Bob Marley foi tão bom no que fez, que fez do reagge o estilo músical da jamaica. Quando Marley morreu, o reagge virou uma bagunça e perdeu o antigo padrão poético. Virando só "música entre tantas". Se não tivesse acabado, o reagge teria sua trilha completa para que pudesse receber novos artistas. Marley foi um ser épico da música, está entre John Lennon, Elvis Presley, Jimi Hendrix e Michael Jackson, como um dos mais influentes na música.


9. Nirvana (De 1987 até 1994) 
"Vandalismo: tão bonito quanto pedra na cara de um guarda. - Escrito na guitarra de Kurt Cobain"
  Quem era?
Dir. à Esq. Cobain, Grohl e Novoselic
  Uma formação power trio formado por Kurt Cobain (guitarra e vocal), Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria e backing vocal), sendo que até chegar à Dave Grohl, a banda teve vários outros bateristas. Teve fim junto ao suicídio de Kurt Cobain em 1994.

  Por que não deviam ter acabado?
  Uma banda que supera Michael Jackson em vendas, está entre as melhores sem sombras de dúvida!! Eles não tinham muitas inovações à oferecer, as usando o grunge, estilo recém lançado na época, e um pouco de rebeldia e genialidade, e fizeram uma versão alternativa para John Lennon (rebeldia e genealidade dos anos 90). Ser sujo e rebelde combinaram na banda, formando uma personalidade inspiradora aos jovens da época.
  Sua ira artificial (ou não) era o que mantinha sonhos de muitos jovens da época, era a fonte de inspiração para eles e para toda uma geração. Até que terminassem. 

8. Pink Floyd (De 1965 até 1996)
"The sun is the same in a relative way, but you're older - Trecho de Time"
  Quem era?
  Pode-se se dizer que os principais eram David Gilmour (guitarra e vocal), Roger Waters (baixo e vocal), Nick Manson (bateria) e Richard Wright (teclados e backing vocals). Esses britânicos transformaram o rock psicodélico da Era de Ouro em algo psicodélico. Isso é: O rock psicodélico britânico só parecia rock fundido com cocaína. Gilmour e Waters deram ao rock psicodélico uma nova fórmula: Rock fundido com paranóia, cocaína e sintetizadores.

  Por que não deviam ter acabado?
Esq. à Dir. Wright, Gilmour, Manson  e Waters
  Depois de revolucionarem o rock psicodélico e aprenderem a usar efeitos de sintetizadores no rock, começaram a abusar: sincronizaram vários relógios para introdução de Time; fizeram com fitas k7, sons de caixas registradoras abrindo e fechando; construiram muros no meio dos shows; colocaram marionetes gigantes de porcos e professores andando na frente da platéia. Transformaram o rock em arte da mais pura!
  Fizeram o rock ser mais surpreendente que o teatro, dança ou pintura. Fizeram o rock superar a música erudita. Se bem que, tecnicamente, os Beatles já tinham feito isso, dando cores, imagens e sons ambiente, mas só Pink Floyd deu à música: cores, imagens e sons ambiente que ajudavam na poesia e reflexão mais profunda do ouvinte. Ou seja, fundiram música e poesia, a realidade. Sem contar que Gilmour explicou de uma vez por todas o termo feeling aos guitarristas.
  Curiosidade sobre o Rock Psicodélico: O rock psicodélico só engatou depois do albúm Revolver e Sgt. Pepper's de Beatles. Pouco antes do estouro de Pink Floyd.

  Playlist: Pink Floyd - Time || Pink Floyd - Trechos do album Dark Side Of The Moon
[Nota: As três primeiras faixas de Dark Side Of The Moon são ligadas, é interessante ouvir se tiver a oportunidade. Existe uma versão remasterizada desse album na ordem original.]

7. Ramones (De 1974 até 1996)  
"Nós queriamos salvar o Rock N' Roll, mantê-lo divertido, engraçado e tudo mais. - Joey Ramone"
  Quem era?
Esq. à Dir. Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy
  Malucos? Drogados? Ramones? Não... Eram os primeiros punks! Joey, Dee Dee e Johnny, ou se preferir, Jeffrey, Douglas e John. Os três garotos que não tocavam nada!! Tanto que a primeira formação tinha Joey na bateria! Suas composições medíocres só diziam o que NÃO QUERIAM!! E não queriam nada! Apenas queriam ser sedados! Mais tarde tinha a formação perfeita com Joey no vocal, Dee Dee no baixo e Johnny na guitarra. Mas eram tantos bateristas, que podiasse dizer que eram convidados. Mais tarde CJ substitui Dee Dee.

  Por que não deviam ter acabado?
  Pelo mesmo motivo de Bob Marley com o reagge e do Nirvana com o grunge. Eles terminaram junto ao estilo! Existiu bandas que tentaram, mas não tinham a mesma fibra dos Ramones!! Fizeram até um punk fru-fru... Grande Merda! Ninguém seria um legítimo punk, até que os Ramones os ensinassem a ser um! Mas foi pouco tempo para uma aula tão complexa...
  Os três principais já estão falecidos. Foi como se matassem o último falante de klingon!! Nesse caso, os últimos professores de punk!

  Playlist: Ramones - I Wanna Be Sedated || Ramones - Hey Ho Let's Go || Ramones - Pet Sematary || Ramones - I Don't Wanna To Grow Up


6. Jimi Hendrix Experience (De 1966 até 1969) 
"Meu negócio não é falar, mas sim tocar. - Jimi Hendrix"
  Quem era?
  Apenas um power trio formado por: Jimi Hendrix (guitarra e vocal), Noel Redding (guitarra ou baixo, e vocal), Mitch Mitchell (percussão ou bateria, e backing vocals). Tendo um fim por problemas com Redding. Mesmo que Hendrix tenha morrido só no ano seguinte, sem motivo explicado.

  Por que não deviam ter acabado?
Esq. à Dir. Redding, Mitchell e Hendrix
  Já é de dar inveja o fato de um guitarrista canhoto poder tocar guitarra de destro sem mexer nas cordas, então vamos aumentar a tal inveja dizendo que Hendrix não só estreiou o wah-wah, como também tornou-se o mestre dele e de todos os outros efeitos de guitarras, ainda tendo coragem de criar os próprios.
  Ele criou os rituais de queima de guitarras no show. Não existia escala que o limitasse. Hendrix com toda certeza fez falta para o Rock moderno, mas também influenciou muitos em seu pouco tempo de carreira. Os solos de guitarra não seriam o mesmo sem esses três caras.


5. Cream (De 1966 até 1968 ou 1969)
"A única educação musical foi descobrir o blues. Ou seja, eu queria saber tudo. - Eric Clapton"
  Quem era?
Da esq. à dir: Baker, Bruce e Clapton
  Era a banda formada pelo power trio: Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker que fez sucesso na Era de Ouro do Rock junto a Invasão Britânica. Pronto! Já disse tudo!! O nome Eric Clapton não era influente, então Cream foi feita apenas por três caras! Não dois caras e o deus da guitarra... Mas três caras quaisquer.

  Por que não deviam ter acabado?
  Antes do baixo começar a fumar, o de Jack Bruce usava narguilé. Antes de criarem o paradigma de que o baterista da banda era sempre o mais feio, Baker o quebrou adotando um estilo muito moderno pra época. Antes de se tornar o Deus da Guitarra, Eric Clapton já tinha feito hits que fazem parecer que a banda nunca terminou. Cream juntou três rapazes ingleses com moral para brigar com Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix e The Who; e ainda participaram da nova geração do rock britânico, influenciando grandes como Deep Purple, Led Zeppelin e nas americas, AC/DC e Black Sabbath! Quer mais?

  Playlist: Cream - Sunshine Of Love || Cream - White Room

4. Queen (De 1971 até 1991 atualmente?)
"Eu não serei um astro do rock, serei uma lenda - Freddie Mercury"
  Quem era?
  Freddie Mercury e sua simpática banda de apoio! "Como assim?", alguém pergunta. "Sim! Assim mesmo!", eu respondo. Acho que já me entenderam. Queen ainda está ativo, mas sem Freddie Mercury, eles provaram não ser nada!

  Por que não deviam ter acabado?
Esq. à Dir. Brian May, Freddie Mercury
John Deacon, Roger Taylor
  Como eu já disse, não acabaram. Mas não faria diferença, a Dona Morte foi filha da puta o suficiente para fazer isso com Freddie! Pô, sacanagem, hein! A banda de Rock britânico brilhava os olhos com o sonho de subir os palcos dos grandes, não imaginavam que seria um dos grandes.
  Freddie Mercury, um dos maiores vocais do Rock e compositor do grupo, morreu com complicações consequentes da AIDS em 1991, no mesmo dia da morte de um dos grandes baterista do Rock, e meu chará, Eric Carr, o The Fox do Kiss.
  Freddie era facilmente confundido como homossexual, já que namorava homens com frequencia. Mas seu grande amor era uma mulher, Mary Austin, que tornousse sua amante, e depois do rompimento, sua amiga até sua morte.
  Freddie Mercury acreditava em sonhos, e pregava que todos podiam tudo, que todos tinham sangue de guerreiro, todos podiam realizar conquistar inimagináveis, e ufa! Freddie Mercury inspirou, e ainda inspira muitas pessoas até hoje! Igualdade só seria um termo qualquer e sem sentido, se não fosse por Freddie Mercury.

  Playlist: Queen - We Are The Champions  || Queen - We Will Rock You || Queen - Radio Ga Ga || Queen - I Want To Break Free

3. John Lennon (Solo) (De 1970 até 1980)
"The dream is over - John Lennon na faixa God"
  Quem era?
  O Lennon da assinatura Lennon/McCartney, um dos maiores compositores de todos os tempos, a voz rouca que deu um overpower aos Beatles. John Lennon, moralista, revolucionário, filosofo, louco e amigo.
Lennon em Nova Iorque

  Por que não deviam ter acabado?
 Acabou porque estava na hora errada e no lugar errado. Mas não podemos culpar ninguém. Mas já imaginou se ele ainda estivesse vivo? Quantas mentes teria influenciado? Quantas brigas teria evitado?
  Você sentiu falta dele mesmo que não soubesse. Em seu momento pós-Beatles, aproveitou o sucesso e deu a cara pra bater falando do mundo, de suas crenças inúteis e do tempo em que todos (inclusive ele mesmo) desperdiçaram cantando histórias tristes. Aproveitou seus ultimos 10 anos mostrando ao mundo que tudo é uma miséria, que para toda miséria à um culpado, mas que nem por isso deveriamos usar armas. Explicou que armas não trazem a paz de volta. Putz! Quem pensaria que a arma traria a paz? Antes de Lennon, todos pensavam! Isso é só um exemplo do que John vez, e do que faria se ainda tivesse vivo!
  Curiosidade sobre a foto: Em 1971, John Lennon foi para Nova Iorque em busca de paz. Achava que o Central Park era o melhor lugar para pensar nisso. Ironicamente, foi assassinado bem em frente dele.

  Playlist: John Lennon - Imagine || John Lennon - Stand By Me || John Lennon - Revolution || John Lennon - Jealous Guy || John Lennon - God

2. Led Zeppelin (De 1968 até 1980)
"Eu achava que não havia mais nada inédito a se fazer com uma guitarra, até que eu vi Jimmy Page. - John Lennon"
  Quem era?
  Oras? Mas quem mais? Robert Plant (o maior vocal da hstória do rock), Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo e teclado) e John Bonham (bateria). Como já disse, foram influenciados pelo genio Eric Clapton, que criou o blues-rock. Led Zeppelin fez com o blues-rock o Hard Rock. Mesmo que a banda Cream já tivesse tocado hard rock antes, era necessário um Led Zeppelin para criar o estilo.

  Por que não deviam ter acabado?
Esq. à Dir. Bonham, Plant, Page e Jones
  Há quem diga que foram os melhores roqueiros da história. E depois de ouvir uma frase como a de Lennon à cima, eu também tenho minhas dúvidas! Robert Plant e John Bonham também citaram ser a melhor banda de todos os tempos, e segundo Bonham, banda é pouco para eles. Concordemos que é ego de mais pra uma banda com 6 ou 7 hits... MAS QUE HITS, HEIN?!?!
  Esse top foi feito para listar as bandas com mais motivos para continuarem, de um modo geral, mesmo sendo uma banda totalmente formada por músicos virtuoses (o que é raríssimo), eles não tem muito para fazer se continuassem, talvez foi isso que os fizeram parar, foi muito tempo para pouca coisa. Mas a esperança dos roqueiros é que continuassem só pra ver se com o tempo as inspirações dos grandes hits voltavam, mas é algo que talvez nunca saibamos.

  Playlist: Led Zeppelin - Stairway to Heaven || Led Zeppelin - Whole Lotta Love || Led Zeppelin - Kashmir

1. The Beatles (De 1960 até 1970)
"Uma pergunta famosa à Ringo Starr:
Entrevistador: Por que usa tantos anéis nos dedos?
Ringo: Porque não consigo colocar no nariz!"
  Quem era?
  Você com certeza sabe quem são! A maior banda do milênio!! Sério mesmo, já tentei pensar o contrário, mas é impossivel! Se não conhece, pense seriamente em suicídio, ou me diga como é o planeta de onde veio! John Lennon (vocal e guitarra), Paul McCartney (vocal e baixo), George Harrison (vocal apoio e guitarra) e Ringo Starr (vocal, backing vocals e bateria), o Fab Four, os garotos de Liverpool, os eternos Beatles! Não diga: "Ah! Mas eu esperava outra coisa!". Não! Você já sabia que os Beatles estariam aqui desde quando leu o título do Top que eu sei!!
  Eles tem sua história que é quase uma aventura, um conto mitológico. Então vou pular essa parte! Mas em caso de dúvida, existe muito material sobre eles, e provavelmente você vai ler mais sobre a banda no blog.
Esq. à Dir. Cima, Ringo, George e John
Em baixo, Paul

  Por que não deviam ter acabado?
  Pelo mesmo motivo de que a Yoko Ono não devia ter nascido? Talvez... Mas, de novo, não vamos culpar os orientais! Que coisa feia... Mas vamos começar com o fato: Mais de 1 bilhão de albuns vendidos.
  A verdade é que tudo que você ouve hoje, desde a música mais ruidosa, até o som mais invejado, tudo saiu das entranhas desses caras! O rock seria dançado com perninhas pra lá e pra cá a estilo Elvis, se não fossem eles; o hard rock não teria vez; o rock psicodélico seria uma balada; o metal então, nem em sonho. Eles reinventaram o rock. O rock antes do Fab Four era blues + country. Depois deles, se tornou rock... Apenas ROCK. Sem essa transformação, o blues-rock de Clapton não seria possível, e como já disse, nem o hard rock, metal e outros. Agora tudo se encaixa, não? Não é atoa que estão a frente de Led Zeppelin nesse Top, afinal, eles também não existiriam sem os Beatles. Imagine? Sem Beatles, sem Rock de verdade! E sem o Rock puro, esse mundo seria preto e branco, ou pior!!
  Genios sempre. Não digo que eles deviam continuar até a atualidades, mas pelo menos mais 5 anos seria suficiente pra transformar o mundo para todo o sempre, amém!

  Playlist: The Beatles - Help! || The Beatles - Yesterday || The Beatles - I Wanna Hold Your Hand || The Beatles - Twister And Shout || The Beatles - I'm Walrus || The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Um breve pedido de desculpas

  Não sei se concordam ou não com o Top. Mas pra quem acha que Elvis Presley e Michael Jackson deviam estar aí, saibam que eu concordo, em parte...
  O Top listou as 10 bandas que nunca deviam ter acabado, ou seja, as que tinham bons motivos para continuar! 
  Michael Jackson teve a sua vez, e fez tudo que podia ter feito, foi um genio, infelizmente se foi, mas terminou na hora em que o mundo já havia aprendido todos seus "ensinamentos". A obra dele está completa nesse mundo, talvez até antes dele morrer.
  Exatamente o mesmo para Elvis Presley. Se você conhece a história dele, sabe que tudo que ele tinha para ensinar ao mundo, foi ensinado, e passou anos vivendo do dinheiro que conseguia com obras antigas. Não tinha mais nada para oferecer... Se ele tivesse manerado nos remédios, seria rico, popular, vivo... Mas não teria mais nada para mostrar.

  Certo, então? Mais tops como esse em breve! See ya!!

0 comentários:

Postar um comentário